O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Países Desenvolvidos do Norte II: Europa

✸União Europeia 

A União Europeia reúne hoje 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo.

● O Tratado de Maastricht e a criação da União Europeia

O Tradado de Maastricht promoveu um aprofundamento do papel da comunidade, dando início ao que se denominou União Europeia. Procurou-se a partir daí reforçar a cooperação política, desenvolver a vertente social da comunidade e melhorar a eficácia e a legitimidade democrática das instituições. Esse tratado trouxe a efetivação de um mercado único, estabeleceu uma moeda única, o euro, e a criação de um Banco Central Europeu. Dando continuidade ao processo de alargamento, em 2004, mais dez países passaram a fazer parte da instituição: Chipre, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. Com a adesão da Romênia e da Bulgária em 2007, a União Europeia elevou para 27 o número de Estados-membros. Com essa ampliação, a União Europeia se fortaleceu e ganhou maior poder de negociação no comércio mundial. Vale ressaltar que nem todos os países da União Europeia utilizam o euro como moeda de troca (p/ exemplo Reino Unido, Suécia e Dinamarca). Quanto as questões ambientais, o Tratado de Maastricht foi importante a medida que incluiu o conceito de aprovar normas ambientais comuns entre os países-membros. Com isso foi possível orientar a construção de políticas e tomadas de decisões refentes às alterações climáticas e à redução no consumo de energia. Entre as medidas estão:
-Reduzir em 20% as emissões de gases do efeito estufa da UE até 2020;
-Economizar 20% no consumo de energia;
-criar 12 instalações de grande porte que demonstrem tecnologias sustentáveis de combustíveis até 2015;


● Aspectos Econômicos

         Após a Segunda Guerra Mundial, o processo de reconstrução econômica, apoiado no Plano Marshall e na integração do continente, originou transformações internas significativas. Dessa forma, a produção industrial e as exportações de produtos e também de capitais cresceram substancialmente. Muitos dos produtos consumidos no mundo são feitos nesse continente ou em uma de suas empresas instaladas por quase todo o planeta (p/ exemplo Siemens-Alemanha, Fiat-Itália e Renault-França). O turismo constitui uma atividade importante para a economia de vários países europeus rendendo grandes dividendos para seu PIB.
A agricultura europeia se destaca por ser altamente diversificada por utilizar tecnologias avançadas e pela produtividade elevada. As produções de maior destaque são as de cereais, como o trigo, a aveia, o centeio e a cevada, cultivados em países como Itália, França e Alemanha. Nos países mediterrâneos destacam-se as oliveira para produção de azeite e os vinhedos para a fabricação de vinhos. Em virtude das condições ideias de clima e de solo, os produtos desses países são reconhecidos internacionalmente. Quanto à pecuária, ela é desenvolvida de forma intensiva, onde os rebanhos são confinados e tratados com os mais avançados recursos tecnológicos do setor. O rebanho mais importante é o bovino. A pesca, favorecida pelo enorme litoral e pela presença da corrente do Golfo, é fundamental para a economia de países como Noruega, Portugal e Islândia. No setor energético, embora o consumo seja muito maior que a produção, existem no subsolo dos países da União Europeia grandes reservas de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural), principalmente na Alemanha, no Reino Unido e na Noruega. A exploração madeireira ocorre principalmente nas florestas boreais dos países escandinavos e constitui importante fonte de renda para esses países.

● Aspectos Demográficos

         A União Europeia possui hoje cerca de 500 milhões de habitantes, o que faz a maioria de seus países membros, por suas dimensões territoriais, ser bastante povoada. Porém, a distribuição dessa população é bastante irregular, em virtude de fatores como o clima e o desenvolvimento econômico. Em relação ao crescimento populacional, as taxas estão entre as mais baixas do mundo, chegando a ser negativas em muitos países. A queda nos índices de natalidade é o fator mais importante para entender esse processo.

✸Federação Russa e Comunidade dos Estados Independentes (CEI)


         A Rússia apresenta um índice de desenvolvimento humano próximo ao do Brasil e exerce um papel político-econômico expressivo. Além disso a Federação Russa é a maior e mais importante república da antiga União Soviética ( URSS) e lidera o conjunto de países que formam atualmente a Comunidade dos Estados Independentes. A CEI é uma organização supranacional criada após a dissolução da URSS em 1991. Com exceção dos países bálticos (Lituânia, Letônia, Estônia) e mais recentemente a Geórgia, todas as outras ex-repúblicas soviéticas mantêm-se na CEI. A maioria dos países da ex-URSS enfrentou grandes dificuldades para se reerguer economicamente. Em grande parte, a Rússia tem conseguido manter-se com ajuda estrangeira; além disso, possui grandes jazidas minerais, especialmente de carvão, gás natural e petróleo, o que lhe possibilita ganhos comerciais significativos.
A desestatização associada às grandes dividas internas e externas e à falta de competitividade de suas empresas, levou esses países a recessão. O ápice dessa crise ocorreu em 1998 com a decretação da moratória no pagamento da divida externa do país. A desconfiança do mercado abalou as bolsas de valores no mundo todo e motivou uma crise global. Com um empréstimo contraído junto ao FMI e o aumento nas exportações de petróleo, a Rússia retomou o seu crescimento econômico a partir de 2000. Cerca de um terço da sua população, no entanto, ainda vive na pobreza. A situação só não é pior por causa de alguns indicadores sociais, que conservam as heranças positivas características do período socialista.

✸Países Bálcãs


Os países dos Bálcãs localizam-se no sudeste do continente europeu e englobam, na sua maioria, repúblicas formadas após o desmembramento da antiga Iugoslávia, com exceção da Albânia. Desses países, apenas a Eslovênia foi integrada à União Europeia.

4 comentários:

  1. Rafael,
    Parabéns por sua aprovação no vestibular. Você é um cara nota 100. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Professor, Depois de alguns anos vi sua mensagem rsrsrs, Abração!

      Rafael Castro!

      Excluir
  2. BLOG COM CORES MISTURADAS, RUIM DE LER....

    ResponderExcluir
  3. Simples e simples, Benjamin Lee é a pessoa mais simpática e o melhor oficial de empréstimo a seu serviço. Tivemos um caminho muito acidentado durante todo o nosso processo de renovação do negócio, devido a circunstâncias sem fundos. O Sr. Ben ficou em cima de todas as partes para garantir que tudo se mantivesse nos trilhos, a fim de cumprir nosso prazo apertado para fechar nosso empréstimo. Apreciamos tudo o que ele fez por nós e recomendamos altamente ele e sua empresa de empréstimo a qualquer um que queira obter financiamento. Mais uma vez obrigado, Sr. Ben.
    Entre em contato com o Sr. BEN On: 247officedept@gmail.com Também no Whatsapp : +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir

Relógio Mundial